Vale a pena fazer um curso técnico antes do curso superior?

A modalidade de ensino técnico cresceu muito e hoje compete com a graduação tradicional. Muitas pessoas optam por realizar ambas as formações a fim de melhorar o seu currículo. Mas será que vale realmente a pena fazer um curso técnico antes do curso superior? Entenda mais a seguir.

Qual a diferença do ensino técnico e o ensino superior?

Ambas as formações podem trazer muitos benefícios para o estudante,mas vale lembrar que o técnico a graduação possuem algumas diferenças decisivas. O primeiro ponto a ser mencionado é o tempo de duração dos cursos. Enquanto a graduação, dependendo da área escolhida, vai durar entre 4 e 8 anos, o técnico pode ser concluído entre 2 e 3 anos.

O meio de ingresso também é diferente. Para o nível superior, os candidatos devem participar do vestibular próprio das universidades ou participar do Exame Nacional do Ensino Médio para concorrer. Já o ensino técnico dispõe de diversos programas como o vestibulinho ETEC 2019.

As propostas são muitas e dependendo do estado em que você mora, conseguir uma bolsa gratuita no ensino técnico pode ser  muito simples. Para verificar a oferta de vagas gerais, o candidato interessado precisa ficar atento e realizar a Pronatec inscrição 2019.

Vale lembrar que assim como o Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e o Sistema de Seleção Unificada (SISU) proporciona a distribuição de bolsas para nível superior, o seleção Faetec 2019 distribui vagas para o ensino técnico.

Vale a pena fazer o técnico antes da graduação?

Ambas as formas de conseguir o seu certificado ou diploma de curso são muito válidas, mas o que vai definir se vale mesmo a pena fazer o técnico antes é a sua situação.

O ensino técnico dispõe de cursos mais específicos com o foco voltado para o mercado de trabalho. Por tanto, quem quer começar a trabalhar rápido e expandir as possibilidades de conhecimento depois, pode considerar fazer o seu técnico primeiro.

Mesmo quem não utilizar um dos programas mencionados para começar a estudar na modalidade técnica, vai se deparar com mensalidades muito viáveis, diferente da maioria das graduações. Para quem precisa trabalhar rápido, a fim de começar a sua graduação, pode optar por realizar o curso técnico antes.

Quem já trabalha em uma área do mercado, mas ainda não possui certificado de formação, pode considerar a curta duração e taxas baixas do curso e começar a estudar. Então, o curso técnico antes da graduação pode ser um ótimo investimento de carreira!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *